sábado, 9 de março de 2013

Assinado acordo que abre caminho à paz

O Sudão e o Sudão do Sul assinaram hoje um acordo que abrirá caminho em direção à paz entre os dois países, envolvidos em disputas de petróleo e de fronteiras, acontecimento já saudado pelo secretário-geral das Nações Unidas.

Segundo as agências de notícias internacionais, o documento, denominado Mecanismo Conjunto de Política e Segurança, servirá para pôr em marcha os acordos de segurança assinados em setembro passado, mas em relação aos quais os dois países apresentavam divergências.

O secretário-geral das Nações Unidas congratulou-se já com o acordo entre os dois Estados, em conflito nas zonas de fronteira desde a independência do Sudão do Sul, em julho de 2011.
"O secretário-geral congratula-se com o acordo assinado hoje, que estabelece uma zona de desmilitarização na fronteira, mecanismos de verificação e supervisão e a ativação de outros mecanismos de segurança", afirmou a ONU em comunicado.

Para Ban Ki-moon, agora "não deve haver condições que impeçam a imediata implementação dos restantes acordos assinados pelas partes em setembro passado".
Ban Ki-moon assegurou ainda que as Nações Unidas estão preparadas para prestar apoio aos dois países nas operações necessários ao cumprimento dos acordos.

FONTE: ON GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário