sábado, 9 de março de 2013

Telemóveis ajudam a prevenir doenças diarreicas

Um serviço gratuito de mensagens escritas está a permitir que centenas de pessoas se previnam de doenças diarreicas, como a cólera, na província de Gaza, sul de Moçambique, uma das regiões mais afetadas pelas cheias deste ano.

Depois das enxurradas que assolaram a região, no final do mês de janeiro, provocando pelo menos 50 mortos, a ameaça do surgimento de doenças relacionadas com a contaminação de águas levou uma organização não-governamental a criar um serviço de distribuição de garrafas de cloro, o "Troca Aqui".
Inédito em situações de catástrofes naturais, o serviço permite a obtenção gratuita dos desinfetantes, bastando, para isso, o envio de uma mensagem escrita para o número 91013.

"(Aos beneficiários) bastava mandar uma mensagem via telemóvel, com a palavra Gaza e, automaticamente, eles recebiam a resposta, na qual diz: vá a um posto "Troca Aqui" e receba um produto", disse à agência Lusa Paulo Nhacula, da Population Services International (PSI).

Na cidade de Xai-Xai, capital da província de Gaza, a PSI estabeleceu um acordo com 15 lojas, nas quais é possível obter as garrafas de cloro.
Até ao momento, o serviço recebeu mais de 2.000 pedidos, tendo sido distribuídos pelo menos 1.000 desinfetantes.

FONTE: ON GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário