sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Angola considera a cooperação prioritária com: Brasil, África do Sul e China em substiuição a Portugal

Em entrevista difundida quarta-feira 23 de outubro, no novo programa Global da Televisão Pública de Angola, o chefe da diplomacia angolana Georges Chicoti afirmou que a cooperação com Portugal "não é praticamente a nossa prioridade".

Georges Chicoti elegeu países como a África do Sul, China e Brasil como alternativas possíveis a Portugal, considerando-os parceiros "também ou muito mais importantes" para a política externa angolana.


Quanto à realização da primeira cimeira luso-angolana, anunciada oficialmente por Portugal para o inicio de Fevereiro do próximo ano em Luanda e destinada a concretizar a parceria estratégica entre os dois países, Georges Chicoty disse "não tenho muita certeza" sobre a sua realização.

Recorde-se que a suspensão da construção da parceria estratégica com Portugal, foi anunciada no discurso sobre o Estado da Nação do Presidente José Eduardo dos Santos, proferido no passado dia 15 de Outubro, na sequência de investigações em curso em Portugal, envolvendo altas figuras do Estado Angolano, o que levou ao pedido de desculpas a Angola, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros português Rui Machete, em entrevista à Rádio Nacional de Angola, em meados dos passado mês de Setembro.

Georges Chicoti reiterou ontem que " tem que haver por parte de Portugal algum respeito por entidades angolanas e talvez conseguir gerir bem esta relação, o que não tem sido naturalmente a prática".


FONTE: http://www.portugues.rfi.fr/africa/20131024-chefe-da-diplomacia-angolana-considera-na

Nenhum comentário:

Postar um comentário