segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

O fotógrafo que mudou a imagem da África nos Estados Unidos

As imagens da guerra e da pobreza moldaram as ideias que muitas pessoas têm sobre a África.

O fotógrafo americano Eliot Elisofon (1911-1973) decidiu visitar o continente africano para mostrar que ele também é um vasto território cheio de riqueza e variedade.

Elisofon trabalhou como fotógrafo para a revista Life durante sua carreira e fez 11 expedições a países da África.

Suas fotos, especialmente as imagens coloridas, ofereceram ao público americano um olhar sobre povos, culturas e paisagens do continente, na segunda metade do século 20.

Seu legado fotográfico é parte de uma exposição no Museu Nacional Smithsonian de Arte Africana em Washington.

O fotógrafo americano Eliot Elisofon (1911-1973) decidiu visitar o continente para mostrar que a África é muito mais do que guerra e pobreza. Nesta imagem de 1947, Ele aparece com o Monte Kilimanjaro ao fundo.

Elisofon trabalhou como fotógrafo para a revista Life durante sua carreira e fez 11 expedições à África. Seu legado fotográfico é parte de uma exposição no Museu Nacional Smithsonian de Arte Africana em Washington. Nesta foto, de 1970, um arco-íris aparece na região do Lago Kivu, no que hoje é a República Democrática do Congo.


As imagens africanas de Elisofon alcançaram um público na América que em grande parte ignorava a cultura e a diversidade africanas. A curadora da exposição em Washington, Amy Staples, disse à BBC que, antes da Segunda Guerra Mundial, as imagens da África vinham de Hollywood, livros ou desenhos animados infantis. "Não era um retrato autêntico da África, mas uma mitologia da África", diz. Nesta fotografia, um baile de máscaras na República Democrática do Congo.
Staples diz que as imagens tinham um enorme impacto sobre o público dos Estados Unidos. "Antes, talvez eles não tivessem visto grandes imagens coloridas da África na imprensa dos EUA, especialmente em uma revista popular como a Life." A foto desta mulher também foi tirada na atual República Democrática do Congo.

FONTE: http://www.geledes.org.br/acontecendo/noticias-mundo/africa/22521-o-fotografo-que-mudou-a-imagem-da-africa-nos-estados-unidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário