domingo, 1 de dezembro de 2013

YAYÁ TOURÉ ENTRE OS MELHORES DO MUNDO

Jogador representa a África na Bola de Ouro da Fifa Foto: Wikimedia Commons
Jogador representa a África na Bola de Ouro da Fifa
Foto: Wikimedia Commons
O craque Yaya Touré, da seleção da Costa do Marfim e do Manchester City, está na lista dos 23 melhores jogadores de futebol do mundo. Ele é o único representante da África a concorrer à Bola de Ouro 2013, da Federação Internacional de Futebol (Fifa).
Entre os escolhidos, estão os brasileiros Neymar e Thiago Silva, o argentino Lionel Messi, vencedor de quatro Bolas de Ouro consecutivas – de 2009 a 2012 – e o português Cristiano Ronaldo. 
Touré é indicado pelo segundo ano consecutivo ao prêmio. Em 2012, ele ficou em 12º lugar, atrás do seu companheiro de seleção Didier Drogba, que conquistou o 8º lugar. Em 2011, o camaronense Samuel Eto’o representou a África na lista e terminou a votação em 8º lugar. Em 2010 – ano em que o tradicional prêmio de Jogador do Ano da Fifa uniu-se ao Bola de Ouro da revista France Football – concorreram os africanos Didier Dorgba, Samuel Eto’o e Asamoah Gyan, de Gana.
A escolha de um jogador da Costa do Marfim confirma a posição de favoritismo e o crescente destaque da equipe no futebol africano. A seleção está em 17º lugar no ranking mundial da Fifa, a melhor posição entre as companheiras do continente. A seleção de Gana, segunda melhor posicionada, está em 24º lugar.
Futebol no sangue
O volante não é o único jogador da família. Seus irmãos Kolo Touré (Liverpool Football Club) e Ibrahim Touré (Al Nasr Benghazi) também escolheram os campos como área de atuação.
Ele começou no Mimosas, time da Costa do Marfim, e foi descoberto ainda em idade de base pelo belga Beveren, seguindo, após três temporadas, para o ucraniano Metalurh Donetsk, em 2003. Aos 30 anos, têm em seu currículo passagens por times como Mônaco e Barcelona.
Experiência e talento
De acordo com a Fifa, Yaya Touré foi “o motor do meio de campo do Manchester City na temporada 2012-13, quando o clube foi vice-campeão inglês”. De seus pés saíram sete gols na competição. Seu bom desempenho na seleção da Costa do Marfim rendeu-lhe os prêmios de Jogador Africano do Ano em 2012 e em 2011, concedido pela Confederação Africana de Futebol.
A lista dos três finalistas será divulgada em dezembro e a cerimônia de premiação está marcada para 13 de janeiro de 2014. Na festividade, serão conhecidos também a melhor jogadora de futebol do mundo, o melhor técnico de seleção masculina e o melhor de seleção feminina. Os brasileiros terão oportunidade de ver o talento de Touré pessoalmente na Copa do Mundo de 2014.
FONTE: http://brazilafrica.com/noticias/yaya-toure-entre-os-melhores-do-mundo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário