sábado, 8 de fevereiro de 2014

Jovens africanos passam a ter acesso a crédito para inovação


Lucy Fonseca

Os fundos "Semente de Inovação em África" e "Aceleradora Start-up África", lançados na Praia, nesta quinta-feira, vão permitir aos jovens africanos terem acesso ao financiamento para projecto de pequenas e médias empresas.
Os fundos foram apresentados pela empresa cabo-verdiana IHABA Buildings Enterprises, no âmbito da Cimeira sobre Inovação em África, que termina esta quinta-feira, depois de três dias de trabalho.

Segundo a conselheira estratégica da IHABA, Lucy Fonseca, a "Aceleradora Starp-up África" é destinada aos empreendedores com ideias que não estão formadas, enquanto a "Semente de Inovação em África" é dirigida aos inovadores com um projecto de pequena e média empresas, ou um determinado produto que precisa de ser inserido no mercado.
"O objectivo deste fundo é formar ou transformar as ideias dos inovadores num determinado negócio com algum potencial de crescimento, até que o empreendedor seja inserido no mercado de negócios", precisou.


Lucy Fonseca acrescentou que e o fundo "Aceleradora Starp-up África" irá concentra-se apenas em Cabo Verde e estará aberto a qualquer inovador africano.
Este fundo vai investir 25 mil dólares (cerca de dois mil contos) por cada empresa, enquanto o "Semente de Inovação em África" terá o mínimo de 200 mil dólares (16 mil contos) e o máximo de dois milhões de dólares (160 mil contos) por cada empresa, de acordo com a avaliação de necessidade de capital de cada um.

Segundo a conselheira, a IHABA Buildings Enterprises está a procura de investidores sendo eles privados ou públicos e que acreditam na missão de ambos os fundos.
A ideia e fazer com que qualquer empreendedor africano tenha acesso a esse fundo, tendo em conta que há uma necessidade de colaboração entre os países africanos, indicou Lucy Fonseca.

FONTE: http://www.geledes.org.br/acontecendo/noticias-mundo/africa/23172-jovens-africanos-passam-a-ter-acesso-a-credito-para-inovacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário