sábado, 5 de abril de 2014

1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL SOBRE MIGRAÇÃO E REFÚGIO


Na última segunda feira, 31 de março, foi instituída a COMIGRAR-PE, pelo decreto estadual nº 40512, de 21 de março de 2014. A conferência teve caráter consultivo no que concerne a política nacional de migração e refúgio, e foi coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos.

Cônsul Geral da Albânia no Brasil, Dr. Lamartine Hollanda Jr., Altino Mulungu e Edvaldo Matias  

A mesa de abertura da Conferência foi presidida pelo Secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Dr. Bernardo Juarez D`Almeida, com a participação do representante do Ministério Público, Promotor Marco Aurélio, do Assessor de Articulação Institucional do EACAPE, Roberto Cordeiro, do Cônsul da Bulgária, da Representante do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, Srª Vilma, do Representante da Polícia Rodoviária Federal e da Representante da Polícia Federal.

Logo em seguida tivemos uma mesa formada pela Gerente de Mediação de Conflitos, da Secretária Executiva de Justiça e Direitos Humanos, Dra. Ana Gusmão, da Representante do Ministério da Justiça, Dra. Natália e a Professora Madalena, de Angola, que fizeram suas abordagens sobre a temática de migração.

Edvaldo Matias, Altino Mulungu, Amadou Toure, Babacar Diene e Roberto Cordeiro

Logo após foram constituídos os grupos de trabalho para debaterem seus respectivos eixos temáticos.
Roberto Cordeiro, Fernando Sabonete, Dwen Boss e Altino Mulungu

 À tarde, tivemos a eleição dos delegados para Conferência Nacional, da Sociedade Civil. O Escritório de Assistência à Cidadania Africana em PE (EACAPE) protagonizou a eleição dos estrangeiros não naturalizados, quando foram eleitos cinco africanos, sendo dois da comunidade acadêmica de Recife e três entre os comerciantes informais senegaleses também de Recife e um Afro-Americano, residente nesta capital, além da votação expressiva do Gestor do EACAPE, Altino Mulungu, que foi eleito em terceiro lugar entre os dez delegados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário