sexta-feira, 18 de abril de 2014

PAIGC ganha legislativas na Guiné-Bissau

O PAIGC conquistou 55 dos 102 lugares do parlamento, o que permitirá a Domingos Simões Pereira tornar-se o próximo primeiro-ministro da Guiné-Bissau. Nas eleições presidenciais, haverá um segundo turno em maio.

O PAIGC – Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde ganhou as eleições legislativas realizadas no último domingo na Guiné-Bissau, conquistando 55 dos 102 lugares do parlamento. Apesar de ter ainda uma maioria absoluta, o resultado para o PAIGC fica abaixo dos 67 deputados que o partido tinha conseguido nas eleições de 2008.
Domingos Simões Pereira esteve na CPLP até 2012 e
 agora irá chefiar o Governo da Guiné-Bissau.
Com os resultados do sufrágio, que poderá trazer o país à normalidade política, depois do golpe de Estado de Abril de 2012, o próximo primeiro-ministro da Guiné-Bissau será Domingos Simões Pereira, que até 2012 era o secretário-executivo da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
O segundo partido mais votado no domingo foi o PRS – Partido da Renovação Social, que aumentou o número de lugares no parlamento de 28 para 41.
No domingo houve também eleições presidenciais na Guiné-Bissau, mas a votação obriga à realização de uma segunda volta, já que nenhum candidato teve mais de 50%. João Mário Vaz obteve 40,98% dos votos, seguido por Nuno Gomes Nabiam, com 25,14%.
O terceiro candidato mais votado foi Paulo Gomes, com 9,87%, e o quarto foi Abel Incada, com 7,3%.A segunda volta das eleições presidenciais na Guiné-Bissau será disputada em maio entre João Mário Vaz e Nuno Gomes Nabiam.
FONTE: http://www.africa21digital.com/politica/ver/20037465-paigc-ganha-legislativas-na-guine-bissau

Nenhum comentário:

Postar um comentário