sábado, 24 de maio de 2014

José Mário Vaz (Jomav) eleito presidente da República da Guiné-Bissau

 O candidato do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde, José Mário Vaz, foi eleito Presidente da República da Guiné-Bissau, de acordo com os resultados provisórios anunciados esta terça-feira pelo Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
De acordo com Augusto Mendes da CNE, José Mário Vaz obteve 61.9 por cento dos votos, na segunda volta das eleições presidenciais contra 38.1 por cento do seu adversário, o candidato independente Nuno Gomes Nabiam.
Com a eleição de José Mário Vaz, o PAIGC vence tanto as eleições, como as legislativas que tiveram lugar no último mês de Abril, quando elegeu 57, dos 102 deputados na Assembleia Nacional Popular (ANP).
Estas eleições marcam o final do período de transição na Guiné-Bissau, depois do golpe militar de 12 de Abril que surgiu na sequência das eleições presidenciais antecipadas de 2012, após o falecimento do então Presidente da República, Malam Bacai Sanhá.
Mas, a segunda volta que deveria colocar frente à frente Carlos Gomes Jr. do PAIGC e o recentemente falecido líder do PRS, Kumba Ialá, nunca chegou de acontecer, devido à rejeição dos resultados da primeira volta. O desentendimento e o clima de mal-estar consequente acabaram por resultar no golpe de estado de 12 de Abril.
Na altura, a classe militar guineense justificou o golpe de estado com a presença das tropas angolanas, através da missão que ficou a ser conhecida pela MISSANG.
Com os resultados anunciados hoje, as autoridades nacionais e a comunidade internacional esperam a conclusão do período de transição na Guiné-Bissau.


Resta saber se o candidato derrotado, Nuno Gomes Nabiam, vai reconhecer os resultados anunciados pela CNE.
Mas, ainda esta terça-feira, o Presidente da República promoveu encontros separados com os dois candidatos presidenciais para apelar o reconhecimento dos resultados eleitorais.
RESULTADOS PROVISÓRIOS DA SEGUNDA VOLTA DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS:
Votos totais: 585.433
Votos Nulos: 7.654
Votos Brancos: 10.025
Votos para José Mário Vaz: 364.394 (61.9%)
Votos para Nuno Gomes Nabiam: 224.099 (38.1%)

FONTE: http://www.gbissau.com/?p=10725

Nenhum comentário:

Postar um comentário