sábado, 10 de maio de 2014

SOCIEDADE CONSULAR DE PERNAMBUCO E EMBAIXADA DO BENIN, AS ATRAÇÕES DE ABERTURA DO I SIMPÓSIO DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE VITÓRIA DE STO. ANTÃO

Na última terça-feira, 06 de maio, às 19:00 horas, aconteceu a abertura do I Simpósio do Instituto Histórico e Geográfico de Vitória de Sto. Antão. A mesa era formada por Dr. Enio Castellar (Cônsul do Senegal), Dr. Izidore Benjamin (Embaixador do Benin), Prof. Dr. Thales Castro (Cônsul de Malta e Presidente da Sociedade Consular de PE), Prof. Pedro Ferrer e pelo Cônsul Geral da Albânia no Brasil e Presidente de Honra da Sociedade Consular de PE, Dr. Lamartine de Hollanda Junior, que presidiu a solenidade.
O primeiro palestrante foi o Prof. Dr. Thales Castro, em seguida Enio Castellar.  O terceiro palestrante foi o Prof. e Presidente do Instituto Histórico e Geográfico, Pedro Ferrer,  que  destacou a importância do evento do ponto de vista acadêmico, haja vista o legado africano contextualizado na sociedade brasileira. E, por fim, Dr. Izidore Benjamin abordou a relação Brasil-África, em particular Brasil-Benin, do ponto de vista antropológico, quais sejam, étnico, social, linguístico, gastronômico e cultural, etc.
O evento foi prestigiado pela sociedade vitoriense, com as poltronas do belo prédio do instituto totalmente lotadas, presença de vários docentes, acadêmicos, Presidente da Academia Vitoriense de Letras e dos blogueiros de Vitória, entre eles Weverson.


Enio Castellar, Izidore Benjamim, Lamartine                                     Altino Mulungu e André Weverson. 
Hollanda, Thales Castro e Pedro Ferrer.



Enio Castellar,  Altino Mulungu,
Izidore Benjamim e Thales Castro.






Almoço em homenagem ao Embaixador de Benin

Na quarta-feira passada, 07/05/14, o Corpo Consular do Brasil, Sociedade Consular de PE e o Caxangá Ágape promoveram um almoço em homenagem ao Embaixador de Benin, Dr. Izidore Benjamin, no restaurante Spettus do Derby. Lá estavam Dr. Saulo Farias Júnior (Cônsul do Panamá), Dr. Lamartine Hollanda Junior (Cônsul Geral da Albânia no Brasil e Presidente de Honra da Sociedade Consular de PE), Prof. Dr. Thales Castro (Cônsul de Malta e Presidente da Sociedade Consular de PE), Dra. Margarida Félix (Advogada e Presidente do Caxangá Ágape), demais membros da Diretoria e os representantes do Escritório de Assistência à Cidadania Africana em PE (EACAPE), Altino Mulungu e Roberto Sousa Cordeiro. 
Na oportunidade, o Dr. Izidore Benjamin ressaltou a formação humanística do pernambucano, em particular o recifense. Em seguida recebeu o diploma de sócio do Caxangá Ágape das mãos do empresário Alberto.

 Entrega do Diploma ao Embaixador Izidore.














CONFERÊNCIA DESAFIOS  NO ENFRENTAMENTO AO RACISMO NO BRASIL

Na quinta-feira passada, 08/05/14, a convite do Ministério Público de PE, o Escritório de Assistência à Cidadania Africana em PE (EACAPE) participou de Conferência sobre o enfrentamento ao Racismo, proferida pela Exma. Ministra da Promoção e Igualdade Racial, Dra. Luiza Barros, com a participação de membros do Ministério Público de PE e de outros estados da federação e sociedade civil organizada, por intermédio do Movimento Negro e outros, no Hotel Jangadeiro, bairro de Boa Viagem, cidade do Recife.

                                              
  Abertura da Conferência                                               Altino Mulungu,  Luíza Bairros e   Roberto Cordeiro.                                                                     



Nenhum comentário:

Postar um comentário