sábado, 24 de maio de 2014

Zuma reconduzido pelos sul-africanos




O Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, foi reconduzido na Chefia do Estado pelos deputados para um segundo mandato de cinco anos, depois da vitória esmagadora do seu partido, o ANC, nas legislativas de 7 de Maio.

“Declaro Jacob Gedleyihlekisa Zuma devidamente eleito Presidente da República da África do Sul”, disse o presidente do Tribunal Constitucional,Mogoeng Mogieng, no final da sessão de abertura da assembleia nacional. 

A oposição sul-africana não apresentou qualquer candidato à Presidência da República.
O ANC conquistou a quinta vitória em cinco eleições gerais desde o advento da África do Sul democrática e desde o final do “apartheid”, com 62,15 por cento dos votos, conseguindo 249 dos 400 lugares da Assembleia Nacional, que elege o Presidente da República.

A afluência às urnas foi de 72 por cento dos 25 milhões de eleitores recenseados para o primeiro escrutínio em que votaram os sul-africanos nascidos depois do fim do apartheid, em 1994.
Jacob Zuma, 72 anos, que toma posse amanhã e deve anunciar a composição do seu Executivo no domingo, dedicou a vitória do ANC a Nelson Mandela.

FONTE: http://jornaldeangola.sapo.ao/mundo/africa/zuma_reconduzido_pelos_sul-africanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário