quinta-feira, 10 de julho de 2014

ALIANÇA F RANCESA DE RECIFE PROMOVE EVENTO DE INTERCÂMBIO INTER NACIONAL E CULTURAL













Na noite de ontem, 09/07/14,  a Aliança Francesa de Recife promoveu  evento de intercâmbio internacional e cultural, recebendo em seu auditório a batucada Bloco Malagasy, de Madagascar  (África).

Segundo o gestor da ONG Bel Avenir, José Luis Guirao, o grupo é uma das ferramentas de inclusão social, pedagógica e da promoção da autoestima dos jovens em Madagascar, além das atividades esportivas promovidas pela entidade.

 Recife á a primeira cidade da turnê, pois o grupo irá se apresentar em Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. O grupo é formado por meninas que vivem em bairros carentes da cidade de Tulear, estuda no Centro de Arte e Música da ONG Bel Avenir, entretanto, já realizou várias turnês internacionais (Espanha, Camboja e Tailândia). O bloco Malagasy tem o objetivo profícuo em promover o intercâmbio musical, haja vista sua identidade de matriz africana comum aos grupos de percussão existentes no Brasil.

Logo em seguida, o grupo realizou uma bela apresentação que contagiou a todos os presentes, sendo aplaudido intensamente pela plateia.
O Escritório de Assistência à Cidadania Africana em PE (EACAPE) se fez presente no egrégio evento, a convite da Aliança Francesa, representado pelo seu gestor Altino Mulungu, que destacou a presença da juventude acadêmica africana em Recife e suas potencialidades, a contribuição dos jovens comerciantes senegaleses informais na dinâmica da economia recifense. O mesmo parabenizou o gestor da ONG Bel Avenir, José Luis Guirao, pelos relevantes serviços prestados aos direitos humanos internacionais, promovendo a cidadania a cerca de trinta mil jovens.


No final do evento conversamos com a Professora Ana Helena Passos, que leciona a matéria Relações Étnico-Racial em São Paulo; Psicólogo Felipe, com mestrado na UFPE, amigo do nosso ex-representante do Programa Estudante Convênio Graduação ( PEC-G), Lassana Danfá (Guiné-Bissau); e a ilustre Professora Lice, da Faculdade Guararapes, que ministra a disciplina acima mencionada.                       
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário