domingo, 20 de julho de 2014

Festa do Imigrante celebra mais de 40 culturas presentes em SP; veja programação

Um dos eventos mais importantes para se entender e aproveitar a diversidade de culturas presentes em São Paulo acontece a partir deste domingo na capital paulista: é a já tradicional Festa do Imigrante, que neste ano chega à sua 19ª edição e acontece no espaço da antiga Hospedaria do Brás, que hoje abriga o Arsenal da Esperança e o Museu da Imigração do Estado de São Paulo.

                                     Festa do Imigrante acontece nos dias 20, 26 e 27 de julho, em São Paulo. Crédito: Divulgação


A Festa do Imigrante tem papel fundamental no resgate da história de mais de 2,5 milhões de pessoas que passaram pela hospedaria desde o final do século XIX.  Em 2013, mais de 18 mil pessoas prestigiaram as comidas típicas, músicas, danças, artesanatos, entre outras manifestações.
Para este ano, estarão representadas em torno de 40 nacionalidades, organizadas em 43 expositores de alimentação, 41 grupos de música e dança e 31 artesãos. A programação completa pode ser vista aqui.
Integrantes do grupo folclórico lituano Rambynas, uma das atrações culturais da Festa do Imigrante. Crédito: Rodrigo Borges Delfim
Integrantes do grupo folclórico lituano Rambynas, uma das atrações culturais da Festa do Imigrante.
Crédito: Rodrigo Borges Delfim

A conexão com o Museu da Imigração
A partir desta edição a Festa do Imigrante passa a contar com uma atração a mais, que deve deixá-la ainda mais forte e importante: será a primeira a ocorrer desde a reabertura plena do Museu da Imigração (ocorrida em maio deste ano), permitindo que o visitante possa também aproveitar a ida à festa para visitar as instalações e exposições do museu. Aproveitar essa possibilidade de fazer o visitante se conectar com as experiências expostas no Museu e com o que é visto e vivido na festa é considerado um dos grandes desafios para agora e os próximos anos.
Reabertura do Museu da Imigração deve potencializar e fortalecer a Festa do Imigrante. Crédito: Rodrigo Borges Delfim
Reabertura do Museu da Imigração, ocorrida em maio passado, deve potencializar e fortalecer a Festa do Imigrante.
Crédito: Rodrigo Borges Delfim
“Para nós é muito importante pensar que essas pessoas que vem para a festa para provar diferentes tipos de comida ou ver parentes dançar possam passar pela exposição [a mostra Migrar: Experiências, Memórias e Identidades] e viver essa experiência, se identificar com ela e com as pessoas que compõem essa festa, potencializando-a. Essa não é uma festa comercial e ela tem como maior objetivo compartilhar esse patrimônio, esse saber. E a abertura do Museu conecta e empodera a festa no calendário da cidade. Vai ser uma prova de fogo no sentido de despertar e estabelecer essa conexão”, conta Marília Bonas, diretora do Museu da Imigração, entidade responsável também pela organização da Festa do Imigrante.
Atrações para todas as idades
A Festa do Imigrante também conta com uma programação voltadas para crianças: é a Tenda Faz e Conta, cuja programação foi desenvolvida com contação de histórias e brincadeiras dos quatro cantos do mundo. A programação pode ser vista abaixo:
A Tenda Faz e Conta é um espaço especial para as crianças na 19ª Festa do Imigrante. Crédito: Divulgação
A Tenda Faz e Conta é um espaço especial para as crianças na 19ª Festa do Imigrante.
Crédito: Divulgação
“Contos dos Quatro Cantos do Mundo”
11h30 – O Presente | Brasil
12h30 – A Semente da Verdade | China
14h30 – Macaco e Papai Deus | Haiti
15h30 – A Comadre Morte | Portugal
16h30 – O Espírito do Baobá | Zimbábue

19ª Festa do Imigrante de São Paulo
Data: Dias 20, 26 e 27 de julho de 2014
Local: Museu da Imigração do Estado de São Paulo
Rua Visconde de Parnaíba, 1316 -Mooca – São Paulo
(próximo às estações Bresser e Brás do metrô)
Horário: das 10h às 16h
Entrada: R$ 6
Informações: (11) 2692-1866

FONTE: http://migramundo.com/2014/07/15/festa-do-imigrante-celebra-mais-de-40-culturas-presentes-em-sp-veja-programacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário