sábado, 13 de dezembro de 2014

Embaixadores africanos no Brasil estão preocupados com o futuro.




Embaixadores africanos no Brasil estão preocupados com o futuro.
Ivair Augusto Alves dos Santos

Ontem, dia 9 de dezembro, o ex presidente Lula esteve com os embaixadores africanos para um jantar, na pauta o futuro das relações Brasil e Africa, conforme nossa página Agenda Africana pode conferir. Lula chegou com atraso, mas como sempre foi recebido com entusiasmo pelos embaixadores.

Há uma certa perplexidade por parte dos embaixadores africanos, sobre o que o Brasil pretende fazer na política internacional com os países africanos. Dilma preocupada com a montagem do Governo, ainda não demonstrou, como pretentende lidar com os africanos. O gesto de abrir enbaixadas em diversos países , não foi acompanhada de uma política de créditos e diminuição da burocracia.

A competição comercial com a China, India e Turquia no continente africano é muito agressiva. O Brasil carece de investimentos e uma política de crédito, e principalmente visitas de empresários aos países africanos para que materializem o comércio com os africanos. 

Missões diplomáticas africanas vem sistematicamente ao Brasil, mas ficam decepcionados com o pouco resultado do trabalho, falta investimento. e uma reciprocidade maior da presidência da Republica, que viaja muito pouco para Africa.

Brasil não dispõe de nenhuma companhia aérea brasileira que faça voos para Africa, o BNDES criou uma diretoria para America Latina e Africa, mas na prática trabalha muito mais com América Latina, onde os investimentos são muitos maiores. As missões comerciais do Brasil junto aos países africanos diminuiram, por diversas razões, inclusive o medo do ébola.

A população negra, os empresários negros, ativistas negros ainda não refletiram com a importância devida, que o futuro do Brasil passa pelo continente africano. É importante que a política internacional seja tema de preocupação sobre o futuro dos brasileiros. Vivemos num mundo globalizado, mas ainda se ignora o papel que Africa tem para os brasileiros.

Afinal o que o Brasil pretende em relação à Africa?

FONTE: Agenda Africana

Nenhum comentário:

Postar um comentário