sábado, 6 de dezembro de 2014

Maracatu recebe título de patrimônio cultural imaterial do Brasil



Personagens do maracatu rural desfilam pelas ruas de Nazaré da Mata no interior de Pernambuco
Título recebido pelo maracatu amplia a visibilidade pública e assegura maior apoioTeia / Divulgação

Manifestações culturais, o maracatu nação, o maracatu baque solto e o cavalo marinho receberam, nesta quarta-feira (3), o título de patrimônio cultural imaterial do Brasil. O título foi concedido em votação unânime do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. O reconhecimento amplia a visibilidade pública sobre o bem imaterial e assegura maior apoio.

O maracatu nação é uma forma de expressão que apresenta um conjunto musical percussivo e um cortejo real que sai às ruas para desfiles e apresentações durante o carnaval. Os grupos são compostos majoritariamente por negros e negras e se apresentam na periferia da região metropolitana do Recife. É entendido como uma forma de expressão que congrega relações comunitárias, compartilhamento de práticas, memória e vínculos com o sagrado.

O maracatu baque solto ocorre durante as comemorações do carnaval e da Páscoa. É composto por dança, música, poesia e está associado ao ciclo canavieiro da Zona da Mata (faixa litorânea da Região Nordeste que se estende do Rio Grande do Norte até a Bahia, passando pelos estados da Paraíba, de Pernambuco, de Alagoas e de Sergipe) e também tem apresentações no Recife. Diferente do maracatu nação, o baque solto é um resultado da fusão de manifestações populares, como cambindas, bumba-meu-boi, cavalo marinho e coroação dos reis negros.

O cavalo marinho é uma brincadeira popular envolvendo performances dramáticas, musicais e coreográficas e é apresentado durante o ciclo natalino. Os brincadores são, em geral, trabalhadores da Zona da Mata e atinge ainda a região metropolitana do Recife e de João Pessoa. No passado, era feito nos engenhos de cana-de-açúcar e seu conhecimento é transmitido de forma oral. Durante a apresentação são representadas as cenas do cotidiano e do mundo do trabalho rural, com variado repertório musical, poesia, rituais e danças com personagens mascarados e animais, como o cavalo.

FONTEhttp://www.ebc.com.br/cultura/2014/12/maracatu-recebe-titulo-de-patrimonio-cultural-imaterial-do-brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário