sábado, 24 de janeiro de 2015

Sto.André empossa sua primeira vereadora negra

A Câmara de Santo André registrou ontem um momento histórico: a posse da primeira vereadora negra na Casa, instalada há 118 anos. A
5810231
desbravadora é Silvana Silva (PT), que assume a cadeira deixada pelo líder do partido, José Montoro Filho, o Montorinho. Operado em virtude de uma hérnia umbilical, Montorinho retornará aos trabalhos em 15 dias.


"Será uma estadia curta, mas objetiva", planeja a petista. "Minha presença aqui é passo importante para o desenvolvimento popular", observa. Nas eleições de 2008, Silvana Silva obteve 2.458 votos, tornando-se a primeira suplente da coligação que uniu PRTB e PT, partido que forma a maior bancada no Legislativo andreense, com seis parlamentares.
Herdeiro da liderança da legenda com o afastamento de Montorinho, Cláudio Malatesta exaltou a participação de Silvana (grávida de sete meses) na eleição do sexteto petista. "Estamos aqui porque seus votos fizeram a diferença na formação da bancada", salientou, ao enumerar as virtudes da colega. "É vencedora por ser mulher, negra e mãe, mas, acima de tudo, por sua persistência e dignidade."
Além de tornar-se a primeira negra da história a ocupar cadeira na Câmara de Santo André, Silvana é agora a única mulher em meio a 20 homens na vereança. No entanto, a atual legislatura já teve outra suplente tomando a frente nos trabalhos da Casa. Em abril Elian Santana (PV) substituiu seu colega de partido Donizeti Pereira, afastado por problemas de saúde.
Ao fazer uso da palavra na tribuna, Silvana pediu o apoio dos vereadores para a implantação de projetos que favoreçam os moradores da Vila Luzita, comunidade que, segundo ela, "está carente de ações da Prefeitura".
A declaração irritou Marcelo Chehade (PSDB), ex-líder do governo do prefeito Aidan Ravin (PTB). "A situação atual é fruto de anos de esquecimento do PT com a Vila Luzita", rebateu o tucano, que em seguida foi vaiado por amigos e parentes de Silvana que presenciavam sua cerimônia de posse.
FONTE: http://arquivo.geledes.org.br/areas-de-atuacao/questao-racial/afrobrasileiros-e-suas-lutas/5772-stoandre-empossa-sua-primeira-vereadora-negra

Nenhum comentário:

Postar um comentário