domingo, 22 de fevereiro de 2015

Cadernos OBMigra ganham primeira edição

O Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) disponibilizou na web nesta semana a primeira edição dos Cadernos OBMigra, que reúnem artigos, estudos e debates sobre a migração brasileira internacional.
A publicação terá periodicidade semestral e todo o material está disponível para download em formato PDF no portal do Observatório.
Capa da primeira edição dos Cardernos OBMigra. Crédito: Divulgação
Com nove artigos, a edição de estreia dos Cadernos é aberta com “As migrações internacionais no Brasil: construindo ferramentas para análise – Observatório das Migrações Internacionais no Brasil”. Escrito pelos pesquisadores Leonardo Cavalcanti e Tania Tonhati, ambos da Universidade de Brasília (UnB) e do OBMigra, o texto apresenta e resgata o processo de criação do observatório. Ele também chama a comunidade acadêmica e demais atores envolvidos na temática migratória a tomar parte na publicação.
Dentre os demais artigos o destaque fica por conta da questão laboral, analisada em cinco deles. Outros dois enfocam as políticas migratórias no Brasil – no final do caderno há um interessante quadro cronológico da legislação migratória brasileira desde os primeiros anos de independência do país, elaborado pela professora Carolina de Abreu Batista Claro.
Por fim, a edição conta ainda com uma entrevista com o atual presidente do Conselho Nacional de Imigração (CNIg), Paulo Sérgio de Almeida.
Sobre o OBMigra
O OBMigra foi instituído a partir de um termo de cooperação entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do CNIg, e a Universidade de Brasília (UnB). Sua meta é ampliar  o conhecimento sobre os fluxos migratórios internacionais no Brasil, com estudos teóricos e empíricos, e apontar estratégias para a inovação social de políticas públicas dirigidas as migrações internacionais. Para tal, propõe-se analisar os três cenários que afetam o Brasil na atualidade: a imigração internacional, a emigração brasileira para outros países e os projetos migratórios de retorno dos emigrantes brasileiros.
FONTE: http://migramundo.com/2015/02/20/cadernos-obmigra-ganham-primeira-edicao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário