sábado, 30 de maio de 2015

Asisat Oshoala, nigeriana, vence prêmio de jogadora do ano da BBC



A atacante da Nigéria e jogadora do Liverpool Asisat Oshoala foi a vencedora da primeira edição do prêmio de Melhor Jogadora de Futebol do Ano promovido pela BBC.

A atleta, de apenas 20 anos, foi eleita por torcedores do mundo todo e venceu as concorrentes Verónica Boquete (Espanha), Nadine Kessler (Alemanha), Kim Little (Escócia) e a brasileira Marta.

"Gostaria de agradecer à BBC, aos meus fãs no mundo inteiro e a todos que votaram", disse ela.

Esse é o primeiro prêmio dedicado ao futebol feminino organizado por uma emissora internacional. A modalidade já tem uma premiação anual organizada pela Fifa que, desde 2001, elege a melhor jogadora do ano – Marta é a maior vencedora, com cinco troféus, de 2006 a 2010.

Oshoala era a candidata mais nova entre as finalistas da premiação e foi a artilheira da Copa do Mundo Sub-20 realizada no Canadá no ano passado – ela foi eleita melhor jogadora do mesmo torneio.

O desempenho da atacante levou a Nigéria à final da competição, quando a seleção dela perdeu para a Alemanha. Ela já tem um título pelo país na Copa Africana Juvenil, que conquistou no ano passado, e agora disputará a Copa do Mundo na categoria principal – que começa no próximo dia 6 de junho, no Canadá.

"(O prêmio) É algo excelente para nós como um time porque sabemos que temos um time bom e agora nós queremos chegar ao título. Podemos fazer isso, nós chegamos perto em 2014 e agora podemos chegar de novo", afirmou.

Oshoala também se mostrou otimista pelo efeito dessa premiação para inspirar jovens na Nigéria a investirem na carreira de futebol. "Isso será um grande motivador para o futebol feminino na Nigéria por causa do prêmio e porque há muitos torcedores lá também. O apoio ao futebol feminino na Nigéria está crescendo bastante."

Oshoala assinou com o time feminino do Liverpool em janeiro deste ano e se tornou a primeira africana a disputar o Campeonato Inglês Feminino (Women’s Super League). Ela já ganhou inúmeros elogios do treinador, Matt Beard, que a chama de "uma das melhores jogadoras jovens do mundo atualmente".

FONTEhttp://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/05/150526_premio_jogadora_futebol_bbc_rm

Nenhum comentário:

Postar um comentário