sábado, 13 de junho de 2015

Egresso lança livro sobre África

Acompanhando por conterrâneos, membros do Programa de Estudos e Extensão Afro-Brasileiro (Proafro) e amigos, o egresso do curso de Letras da PUC Goiás, o angolano Gabriel Ambrósio, lançou seu primeiro livro, Áfricas Ocultas, no Auditório da Área 4 da universidade. Essa é a primeira obra do autor, que sob o pseudônimo de Mavenda Nuni Ya Áfrika já teve trabalhos publicados em antologias poéticas.
Angolano Gabriel Ambrósio exibe livre: desmistificar o continente
No Brasil desde 2011, quando ingressou na instituição, por meio de intercâmbio, o egresso apresenta suas reflexões sobre seu continente de origem – Gabriel é da etnia Bacongo – a partir de experiências vividas no Brasil. Entre as influências estão os estudos em Letras e Africanidades – ele é membro ativo do Proafro -, e a produção literária e intelectual para veículos como o portal Por dentro da África e o jornal Diário da Manhã.

Com múltiplos temas e pinçando elementos da realidade angolana, o autor aborda assuntos espinhosos, como a colonização africana e a alienação cultural, intelectual e simbólica, confrontando visões eurocêntricas sobre o continente.

“A África é o berço da cultura do mundo. A matemática nasce no Egito Antigo, a Filosofia tem sua origem africana. Faço uma crítica cultural, pois a história do continente foi praticamente imposta por navegadores europeus, e sugiro uma forma de desalienação”, descreve.


A coordenadora do Proafro, profa. Janira Sodré, prefaciou a obra e prestigiou o lançamento. Para ela, o livro simboliza a emergência da trajetória intelectual do egresso. “Gabriel é jovem, mas com grandes aspirações e preocupações com a situação dos negros e negras ao redor do mundo e, em particular, com Angola. Para nós é muito importante ter um pesquisador associado com essas ações”, analisa, classificando o livro como uma “ponte entre a África e o Brasil”.

O livro foi apresentado pelo angolano Abdul Pedro, mestrando em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), e pelo guineano Marcelo Aratum, egresso do curso de Letras da PUC Goiás.  

FONTE: http://noticias.pucgoias.edu.br/index.php/component/k2/item/6565-egresso-lan%C3%A7a-livro-sobre-%C3%A1frica

Nenhum comentário:

Postar um comentário