sábado, 20 de junho de 2015

Maurício Pestana é o novo Secretário da Igualdade Racial da cidade de São Paulo

mauricio-pestana

Maurício Pestana, assume o posto de Secretário Municipal de Promoção da Igualdade Racial do governo Fernando Haddad, na próxima segunda-feira, dia 22/06.

Enviado por Anike Moraes  para o Portal Geledés

Atual secretário adjunto da pasta, Pestana acumula mais de três décadas dedicadas à questão racial, afirma, ao falar de sua atuação de jornalista, escritor, publicitário cartunista e autor de mais de 50 publicações, algumas das quais publicadas no exterior com foco no nas desigualdades raciais, brasileira.

“Cuidar da questão racial é uma responsabilidade grande e necessária na cidade do país com o maior número de negros segundo dados do IBGE, declara, elogiando a iniciativa do prefeito Haddad em criar uma secretaria específica para a promoção da igualdade racial, já no início de seu mandato

Como responsável pela pasta, Pestana pretende consolidar ações estratégicas já em andamento, entre as quais destaca:
– Programa de Desenvolvimento Social e Econômico para a população negra;
– Lei 10.639/03, que obriga o ensino de História da África, Culturas Africana e Afro-Brasileira nas escolas;
– Plano ‘Juventude Viva’ para o enfrentamento da violência contra a juventude negra;
– Ampliação dos programas de ação afirmativa, especialmente no serviço público do município, que já beneficiou mais de 1000 pessoas, em cargos como o de procurador, auditor fiscal e professor, entre outros;
– Amplificar o diálogo com setores das diversas culturas que habitam a cidade.

CURRÍCULO Oriundo da área de comunicação, Maurício Pestana desenvolveu carreira como cartunista político, publicitário, diretor executivo e editorialista. Natural de Santo André, na Grande São Paulo, é discípulo do grande desenhista mineiro Henfil (1944 – 1988), com quem trabalhou no final dos anos 70. Editorialista do jornal ‘Diário de São Paulo’, também dirigiu a revista ‘Raça’ por quase oito anos, até se licenciar, em 2014, para assumir o cargo de secretário adjunto da SMPIR.

Em apenas seis meses de gestão, ele encabeçou um dos maiores projetos da Secretaria, o “São Paulo Diverso: Fórum de Desenvolvimento Econômico Inclusivo”.
Com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, o encontro reuniu altos executivos de mais de 100 empresas, entre as quais Google, Citibank,CARREFOUR, além de representantes de setores público e da sociedade civil, visando a inclusão de negros na estrutura das grandes corporações, tanto públicas quanto privadas.

Em visita recente aos Estados Unidos, a convite do BID, O Secretario falou sobre o projeto e se reuniu com diversas lideranças locais. A experiência, que deve ser reproduzida em outros países da América Latina, já tem sua segunda edição confirmada para novembro na capital.

SERVIÇO
– Solenidade de posse de Maurício Pestana como Secretário Municipal de Promoção da Igualdade Racial
– Dia 22 de junho de 2015, às 15h
– Sede da Prefeitura de São Paulo:  Viaduto do Chá, 15
Edifício Matarazzo – auditório 7º andar


FONTE: http://www.geledes.org.br/mauricio-pestana-e-o-novo-secretario-da-igualdade-racial-da-cidade-de-sao-paulo/#gs.4c496f098fbb4d5a966f9145fc694c78

Nenhum comentário:

Postar um comentário