sábado, 11 de julho de 2015

OAB/PE e EACAPE firmam parceria no âmbito dos Direitos Humanos Internacionais


Quinta próxima passada, 09/07/15, o Presidente da Ordem dos Advogados de Pernambuco - OAB/PE, Dr. Pedro Henrique Reynaldo Alves, recebeu em seu gabinete o gestor da entidade de imigração - Escritório de Assistência à Cidadania Africana em PE (EACAPE), e membro  da Comissão de Defesa e Igualdade Racial - CDIR, Altino Soares Mulungu e o Assessor de Articulação Institucional do EACAPE e membro da Comissão de Defesa e Igualdade Racial - CDIR, Roberto Sousa Cordeiro (Guiné-Bissau).


Diante da nova dinâmica de mobilidade migratória internacional que vivenciamos na contemporaneidade, Recife tem acolhido a alguns anos universitários intercambistas africanos, por intermédio do Programa Estudante Convênio Graduação  (PEC-G) da UFPE e UFRPE, bem como jovens comerciantes informais de nacionalidade senegalesa.

Na oportunidade foram apresentadas ao dirigente da OAB/PE, as demandas da comunidade acadêmica africana e da comunidade de jovens comerciantes informais senegaleses residentes no Recife e interior do estado.

A comunidade de jovens comerciantes informais senegaleses necessita de um curso de proficiência em língua portuguesa, para em seguida ingressar em um curso profissionalizante, em relação a comunidade acadêmica africana é carente quanto a oportunidade de estágio curricular.

Na ocasião solicitamos a Pedro Henrique o apoio da Presidência, no sentido de suprimos os referidas carências, que de imediato recebemos seu irrestrito apoio, inclusive tendo ligado para o Secretario de Juventude e Qualificação Profissional da PCR, Dr. Jayme Asfora Filho, que foi receptivo a sua solicitação.
A iniciativa do Dr. Pedro Henrique é que formatemos um Convênio de Cooperação Interinstitucional promovendo a inclusão social, educativa e acadêmica, cujos atores seriam a OAB/PE, Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional da PCR, Agência Universitária de Emprego (FACIPE), Escritório de Assistência à Cidadania Africana em PE (EACAPE),  Programa Estudante Convênio Graduação (PEC-G) da UFPE e UFRPE e Associação Senegalesa do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário