quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Em Recife, Faculdade de Guararapes recebe exposição da ONU sobre tráfico de escravos

A mostra ‘Livres para Sempre’ se insere nas comemorações da Década Internacional de Afrodescendentes e relembra a trágica história do tráfico transatlântico de escravos. A exposição é gratuita e está disponível no hall da Faculdade, no campus Piedade, até o dia 19 de setembro.
 Imagem: reprodução
Uma caravana de escravos da África ocidental. Imagem: reprodução
Em comemoração à Década Internacional dos Afrodescendentes (2015-2024), a Faculdade dos Guararapes, em Recife (PE), sedia a exposição inédita da Organização das Nações Unidas (ONU), intitulada como “Forever Free – Livres para Sempre”. A mostra é gratuita e está disponível no hall da Faculdade, no campus Piedade, até o dia 19 de setembro.
Ao todo são 11 painéis – com informações e imagens – selecionados pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) para relembrar a trágica história do tráfico transatlântico de escravos. Traz ainda informações sobre os movimentos de revolta, Zumbi dos Palmares e intolerância contra as religiões de matrizes africanas.
De acordo com o diretor de Extensão da Faculdade de Guararapes, Raniere Rodrigues, a iniciativa é uma maneira de dialogar com a sociedade temas como racismo, direitos humanos, inclusão e reparação. No Brasil, a faculdade é a única a disponibilizar a mostra ao público. Antes de Pernambuco, a exposição passou pelo Rio de Janeiro e Bahia.
Vídeos
Além da exposição, o público também poderá conferir, até sexta-feira (04), oito vídeos que tratam a temática (www.decada-afro-onu.org/videos.shtml). Os documentários também estão sendo exibidos no hall da faculdade, nos três turnos. Após o fim da exposição, os painéis ficarão expostos em um mural, na própria instituição, até dezembro.

Serviço:
O quê: Exposição Forever Free – Livres para Sempre
Onde: No hall da Faculdade dos Guararapes, na Rua Comendador José Didier, 27, Piedade.
Quando: Até 19 de setembro
Quanto: Entrada gratuita
Horário: 8h às 22h

FONTE: http://nacoesunidas.org/em-recife-faculdade-de-guararapes-recebe-exposicao-da-onu-sobre-trafico-de-escravos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário