quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Yonalda Rodrigues: Jovem arrisca e vai estudar Medicina na Argentina

Chama-se Yonalda Rodrigues e há cerca de três anos está na Argentina a estudar Medicina. Canta no coro da Igreja e gostaria de se especializar em obstetrícia.
image 380615 0 1441626301
Natural da cidade da Praia, Yonalda de Jesus da Rosa Rodrigues, estudou no Liceu Domingos Ramos até ao 10º ano e depois mudou-se para a Escola Secundária Abílio Duarte (ESAD) no Palmarejo, onde concluiu os estudos na área de Ciências e Tecnologias (CT).

A oportunidade de estudar na Argentina surgiu quando um amigo da família, que fez os estudos nesse país e também na área da Medicina, falou-lhes desta opção. Yonalda tinha concluído os estudos e com o apoio familiar resolveu arriscar e partir para um país totalmente desconhecido.

“Cheguei em Outubro de 2012 e comecei a estudar espanhol num programa da universidade que chama CLE (Castellano como Lengua Estranjera)”, recorda a jovem de 21 anos que actualmente vive na cidade de Libertador San Martin, no estado de Entre os Rios, que fica a cerca de 450 km da capital Buenos Aires.

Em 2013, fez a prova de ingresso para o curso de Medicina e conta que “foi das primeiras selecionadas entre os 70 estudantes estrangeiros”. 
Yonalda entrava assim para a Universidade Adventista del Plata (UAP). “Foi assim que começou um grande sonho”. Segundo a jovem, ela é a terceira cabo-verdiana a ingressar na UAP.

Para conseguir algumDINHEIRO EXTRA, bem como para “ganhar alguma prática médica”, Yonalda acompanha, durante as noites, uma idosa. 

Para a estudante, a experiência de viver na Argentina está ser "linda, por um lado, e desafiadora, por outro". “E é isso que dá um sentido para vida”, assevera.

Paralelamente à medicina, Yonalda tem um hobbie – a música. “Sempre gostei dessa área apesar de não ter formação neste campo, nasci e cresci dentro de um ambiente musical”, conta a jovem que canta na Igreja desde pequena. “Canto sempre que me peçam”. Recentemente, cantou ao lado do cantor gospel brasileiro Vagner Dida.
A estudante cabo-verdiana afirma ainda que “tem interesse em outras artes, mas por agora o seu foco é outro”.

Planos para o futuro
Yonalda revela que tem vários planos para o futuro. A estudante que é adventista do sétimo dia, acredita que “os planos para o futuro são muitos, mas estão nas mãos de Deus”.
Contudo revela que gostaria de regressar a Cabo Verde, no final do curso que é de sete anos, para matar as saudades e para poder dar o seu contributo: “Para que o país de onde vim possa ir para à frente e cresça cada vez mais”. 

“Acredito que a minha área de formação é bastante solicitada em qualquer parte do Mundo e Cabo Verde não é diferente”, afirma Yonalda que quer especializar-se em obstetrícia.
Acompanhe os estudantes cabo-verdianos que estão a ser bem sucedidos lá fora no Dossier "Estudantes Crioulos pelo Mundo" no SAPO Estudante.
fc9b82da93c2b0e96bd8e960898def11e4e8a674

FONTE: http://www.mdc.gov.cv/index.php/arquivo/1470-yonalda-rodrigues-jovem-arrisca-e-vai-estudar-medicina-na-argentina

Nenhum comentário:

Postar um comentário