sábado, 17 de outubro de 2015

Jamaicano ganha Man Booker Prize com livro sobre Bob Marley

650x375_man-booker-prize-premio-jamaicano-marlon-james-bob-marley-literatura-cultura_1570640

O escritor jamaicano Marlon James foi o vencedor do prêmio Man Booker Prize pelo romance “A Brief History of Seven Killings”, que descreve como o cantor Bob Marley (1945-1981) e sua equipe foram atacados antes de um show em 1976. Com a conquista, ocorrida nesta terça-feira, 13, o James levou a quantia de US$ 77 mil.


O prêmio da literatura em língua inglesa, entregue há 47 anos, é um dos mais importantes do mundo. Esta foi a primeira vez que um escritor jamaicano leva a melhor.
“Deus meu”, disse James ao receber o prêmio, durante cerimônia em Londres. “Isso é tão ridículo que vou acordar e achar que não aconteceu”, afirmou, após dedicar o prêmio ao pai.
A obra de James foi escolhida como o melhor romance original e desbancou outros cinco finalistas: os britânicos Tom McCarthy (com o livro “Satin Island”) e Sunjeev Sahota (“The Year of the Runaways”), o nigeriano Chigozie Obioma (“The Fishermen”) e as norte-americanas Anne Tyler (“A Spool of Blue Thread”) e Hanya Yanagihara (“A Little Life”).
“A Brief History of Seven Killings” é um “romance negro que deixa para trás o mundo do crime e nos conduz a uma história muito mais recente”, disse o Marlon James.

FONTE: http://www.geledes.org.br/jamaicano-ganha-man-booker-prize-com-livro-sobre-bob-marley/?fb_ref=df3ecde3c6e5485b8843785ec189b21a-Facebook#gs.ap5qbzw


Nenhum comentário:

Postar um comentário