quarta-feira, 21 de outubro de 2015

RECIFE NO CIRCUITO DE MIGRAÇÃO, REFÚGIO E DIREITOS HUMANOS INTERNACIONAIS



Nos dias 14 e 15 de outubro a UNICAP e UFPE sediaram o Seminário Internacional de Migração, Refúgio e Direitos Humanos, cujos protagonistas foram o Instituto Humanitas (UNICAP), Neab (UFPE), Escritório de Assistência à Cidadania Africana em PE (EACAPE), Neafi (UFPE), Clínica de Direitos Humanos (Faculdade Damas) e Comissão de Assuntos Internacionais da Assembléia Legislativa do estado de PE.

No dia 14 de outubro, às 8:30 horas no auditório do bloco J, a mesa de abertura do evento estava composta pela assessora de proteção do Alto Comissariado das Nações Unidas (ACNUR),Dra. Isabela Mazao; representante da OAB/PE,  Dr. João Olímpio Mendonça Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Conselheiro Federal da OAB; representante da Coordenação de Políticas de Imigrantes da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo; Prof.Guilherme Otero, representante da Reitura da UNICAP; Prof. Dr. Luis Emmanuel, Secretário Executivo de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos da PCR; Dr. Paulo Moraes e a representante da Comissão de Assuntos Internacionais da Assembléia Legislativa do estado de PE, katia Cavalcanti.

A primeira palestra foi sobre Política para Imigração e Refúgio no Brasil, cujos palestrantes foram Dra. Isabela Mazao (ACNUR), Dr. Paulo Moares (Secretário Executivo de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos da PCR) e Prof. Guilherme Arosa Otero (representante da Coordenação de Políticas de Imigrantes da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo). O moderador foi o acadêmico de relações Internacionais da Faculdade Damas, Carlos Gomes.

O segundo bloco de palestrantes foi Prof. Luís Emmanuel (Clínica de Direitos Humanos da Faculdade Damas), Altino Mulungu (gestor da entidade de imigração - EACAPE) e o Prof. Roberto Cordeiro de Guiné-Bissau, Assessor de Articulação Institucional do EACAPE/Neab/Neafi. A palestra versou sobre a Inclusão Social dos Refugiados e a participação da Sociedade Civil.

Presentes no evento os Defensores Públicos Federais Igor Roque, Pedro de Paula Lopes, Presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Alepe, Deputado Joaquim Lira ,  Profa. Dra. Ana Emilia Castro (coordenadora do Neafi da UFPE) e a Assessora de Comunicação social do EACAPE, Jornalista Monica Santos.
O segundo dia do Seminário foi na UFPE, a partir das 14:00 horas, no Centro de Filosofia e Ciências Humans (CFCH)/CCSA, no auditório do Niate.

Debate: Diásfora Africana
Realidade social enfrentada pelos estrangeiros: integração e racismo vistos pela ótica dos alunos e imigrantes africanos, os debaterores Prof. Alcides Lopes de Cabo Verde (doutorando de antropologia da UFPE), Profa. Dra. Dayse Moura (coordenadora do Neab - UFPE) e a doutoranda em geografia da UFPE, Ivete Silves Ferreira (Cabo Verde). A mediadora foi Maeli Farias, estudante de Relações Internacionais da Faculdade Damas.

No último bloco tivemos a palestra sobre Desafio para imigrantes e refugiados: acesso a direitos fundamentais. Com Dr. Thales Castro (coordenador de Relações Internacionais da Faculdade Damas, Assessor de Relações Internacionais da Reitoria da UNICAP, Cônsul da República de Malta, Presidente da Sociedade Consular de PE) e o Defensor Público Federal, Dr. Pedro de Paula Lopes.

As considerações finais foram feitas pela coordenadora do Neab(UFPE), Profa. Dayse Moura e Altino Soares Mulungu (gestor do EACAPE).








Nenhum comentário:

Postar um comentário