sábado, 5 de dezembro de 2015

Cáritas NE2 avalia ações de 2015 e inicia planejamento dos próximos 5 anos

Cáritas NE2 avalia ações de 2015 e inicia planejamento dos próximos 5 anos

Fortalecer a identidade de rede e avaliar as ações realizadas durante este ano pela Cáritas Brasileira Regional NE2. Esses foram os principais objetivos do Encontro de Avaliação do POA – Planejamento Operacional Anual. O evento, realizado entre os dias 27 e 28 de novembro, no Recife (PE), reuniu agentes do escritório regional e de 14 entidades membro, além do assessor de formação do secretariado nacional da Cáritas Brasileira, Marcelo Lemos.
Na abertura, os agentes Cáritas foram motivados, na mística, pelo capítulo 13, da Primeira Carta Bíblica aos Coríntios, a refletir sobre o sentido do ser Cáritas e o exercício da “caridade”, relembrando momentos importantes no desenvolvimento das ações da entidade em 2015.
Em seguida, o consultor Domenico Corcione destacou os principais aspectos metodológicos que nortearam o encontro de avaliação. Segundo ele, foi utilizada uma metodologia de construção coletiva de conhecimentos e saberes, baseada na experiência e contribuição dos participantes, de acordo com o princípio pedagógico do “aprender fazendo”.
Dessa forma, a Avaliação foi dividida em dois momentos. Na primeira parte, as discussões giraram em torno das reflexões críticas sobre os trabalhos realizados e a gestão vivenciada em 2015. No segundo momento, os participantes discutiram e elencaram os principais encaminhamentos e compromissos para o planejamento das atividades regionais em 2016.
Vale ressaltar que todo processo de análise teve como base os temas trabalhados pela Cáritas regional, entre eles gestão, comunicação, voluntariado, refugiados, juventude, economia popular solidária, convivência com o semiárido, mística e espiritualidade, entre outros.
O encontro foi baseado no sistema de PMAS – Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização, que é uma ferramenta metodológica utilizada pela Cáritas Brasileira, há vários anos, e que contribui para o aprendizado coletivo e permite identificar e sistematizar os avanços e os limites de sua ação transformadora.
Encaminhamentos:
De acordo com o secretário regional, Angelo Zanré, o resultado do encontro de avaliação foi muito positivo e a metodologia adotada facilitou a compreensão dos representantes das entidades membro quanto ao processo de PMAS.
Para Zanré, esse melhor entendimento estimulou vários momentos de discussões, que resultaram em encaminhamentos relevantes para a rede Cáritas NE2. Ainda, segundo ele, durante a avaliação foi identificada a necessidade de construção de um Planejamento Estratégico Regional, que estabelecerá as ações do Nordeste 2 no próximo quinquênio (2016-2020).
“A proposta é que o Planejamento Estratégico Regional dialogue diretamente com todas as etapas do Planejamento Operacional Anual (POA)”, explicou o secretário.
Assim, como encaminhamento para 2016, ficou agendada uma oficina regional para construção do Planejamento Estratégico, que acontecerá entre os dias 21 a 23 de janeiro do próximo ano, com a participação de representantes de todas as entidades membro do Regional NE2. Dando sequência a esse processo modular, nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2016, as entidades se reúnem novamente para o encontro do POA 2016.
FONTE: http://ne2.caritas.org.br.s174889.gridserver.com/2015/12/04/caritas-ne2-avalia-acoes-de-2015-inicia-planejamento-dos-proximos-5-anos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário