domingo, 27 de dezembro de 2015

Migração e saudade: Ficenca, trazendo alegria do Suriname para Brasília

Esta é a sexta parte da série Migração e Saudade, feita em conjunto com o Projeto Guadalupe, idealizado pela cineasta e fotógrafa Erica Suelen de Sousa. Ele retrata imigrantes que vivem em Brasília e arredores a partir de um sentimento comum a todos eles: a saudade.
Ficenca Eliza, trazendo alegria do Suriname para Brasília
Por Erica Suelen de Sousa
Uma moça muito doce que espalha luz por onde passa. É contagiante a simpatia que Ficenca transmite. Estudante da UnB, faz mestrado em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais. Pra ela é muito importante levar esse conhecimento para seu lar: a comunidade quilombola de Aukaners, N’dyuka na região de Drietabbetje em Sipaliwini, em Suriname.
A língua oficial de sua comunidade é Aukanisi, mas em Suriname também se fala Holandês, que foi o idioma no qual ela me fala sobre a saudade:
Ficenca Eliza, do Suriname, personagem do Projeto Guadalupe. Crédito: Erica Suelen de Sousa/Projeto Guadalupe
Ficenca Eliza, do Suriname, personagem do Projeto Guadalupe.
Crédito: Erica Suelen de Sousa/Projeto Guadalupe
“De twee meest belangrijke dingen die ik mis zijn: mijn familie, vooral mijn nichtje. Ze is twee jaar en heet Jahzara. Daarnaast mis ik het lekker eten van Suriname. In Suriname is er een diversiteit van culturen en daarom heb je een verscheidenheid van heerlijke gerechten. Dus deze twee dingen mis ik het meest van Suriname; mijn familie en de gerechten van Suriname. In werkelijkheid, mis ik alles van Suriname!”
“As duas coisas mais importantes que eu sinto saudade é da minha família e especialmente minha sobrinha. Ela tem dois anos e seu nome é Jahzara. Também sinto saudades da deliciosa comida de Suriname. Lá, temos uma diversidade muito grande de culturas e por isso temos muita comida diferente e gostosa. Então, basicamente eu sinto saudades da minha família e da comida de Suriname. Na verdade, sinto saudades de quase tudo de Suriname!”
FONTE: http://migramundo.com/2015/12/25/migracao-e-saudade-ficenca-trazendo-alegria-do-suriname-para-brasilia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário