domingo, 24 de julho de 2016

Senegal pretende nomear Cônsul Honorário que represente o país no Rio Grande do Sul

Deputado Nelsinho Metalúrgico  foi a Brasília pedir instalação de representações diplomáticas do Senegal e do Haiti no RS. (Foto: Divulgação)

Deputado Nelsinho Metalúrgico foi a Brasília pedir instalação de representações diplomáticas do Senegal e do Haiti no RS. (Foto: Divulgação)
Deve ser votado na próxima semana na Comissão Especial da Câmara Federal projeto de lei que pode modernizar as leis referentes a imigração no país.
Para o deputado gaúcho Nelsinho Metalúrgico (PT), presidente da Frente Parlamentar de Apoio e Acompanhamento dos Imigrantes e Refugiados no Rio Grande do Sul, este projeto, redigido pelo deputado Orlando Silva (PCdoB), tem muita importância para os gaúchos.
“Estabelece os direitos e os deveres dos estrangeiros no Brasil. Só no Rio grande do Sul, hoje já são mais de 14 mil imigrantes, entre senegaleses e haitianos, que chegaram nas nossas cidades.” Nelsinho esteve em Brasília nesta semana acompanhando os trabalhos da Comissão Especial.
Ainda na capital federal, ele visitou a Embaixada Palestina – o Rio Grande do Sul é o Estado com o maior número de Palestinos em todo o Brasil- e as Embaixadas do Senegal e do Haiti.
Levou até os embaixadores as demandas dos imigrantes que estão no Estado, como agilidade para obtenção de documentos e pediu a instalação de representação diplomática desses países no RS.
O embaixador El Hadj Abdoul Aziz Ndiaye afirmou que vai se empenhar em nomear um Cônsul Honorário que represente o Senegal para o Rio Grande do Sul. As relações daquele país com os gaúchos vão além da imigração. Existe um interesse do Senegal em transações comerciais, tanto na área da Construção Civil, como da agricultura, onde a embaixada já investiu 25 milhões de reais e possui outros 35 para a compra de equipamentos.
Já do embaixador do Haiti, Sr Madsen Cherubin, o deputado recebeu a promessa de uma visita, ainda este ano. Também não foi descartada a nomeação de um Cônsul Honorário do Haiti para o Rio Grande do Sul.
FONTEhttp://www.osul.com.br/senegal-pretende-nomear-consul-honorario-que-represente-o-pais-no-rio-grande-do-sul/

8 comentários:

  1. Muito legal essa matéria. Esta de parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma bela iniciativa do nobre deputado!

    ResponderExcluir
  3. Tem muitos senegaleses no Brasil que precisam de representantes.

    ResponderExcluir
  4. Por mais parcerias entre Brazil e Senegal

    ResponderExcluir
  5. Ótima iniciativa! Por mais pessoas assim

    ResponderExcluir