domingo, 14 de agosto de 2016

Prestigiada "Sociedade Consular de Pernambuco" celebra seu jubileu de prata

A conhecida “Sociedade Consular de Pernambuco - SCP”, que celebra em 2016 o seu ‘Jubileu de Prata’ é uma das mais antigas e tradicionais sociedades consulares do Brasil. A entidade, fundada em 1991, é filiada ao Círculo Diplomático e Consular do Nordeste (CDCN), pessoa jurídica igualmente registrada, também ao Corpo Consular do Brasil. Vale citar que o CDCN é a mais antiga entidade consular brasileira registrada e filiada, oficialmente, à World Federation of Consuls, denominada FICAC - Federação Internacional de Corpos e Associações Consulares - que possui status oficial perante a ONU. De acordo com seu Estatuto, a SCP, que é uma associação civil sem fins lucrativos nem vínculos político-partidários, congrega todos os cônsules de carreira e honorários em Pernambuco. Também os Adidos Consulares, desde que devidamente nomeados pelos respectivos consulados, podem ser membros da SCP como também exercerem funções de diretoria adjunta. A SCP possui ainda membros beneméritos e honorários.

undefined

O atual presidente da SCP é o respeitado Prof. Dr. Thales Cavalcanti Castro (foto), Cônsul A.H. da República de Malta e Comendador da Ordem do Mérito Consular, que também atua no mundo empresarial e educacional como assessor de Relações Internacionais da Unicap, a prestigiada Universidade Católica de Pernambuco. O Consulado da República de Malta, no Recife, tem jurisdição para Pernambuco, Alagoas e Paraíba. Foi instalado com vistas a cumprir as funções e os objetivos gerais estabelecidos na Convenção de Viena sobre Relações Consulares (CVRC) de 1963, em especial, seu Artigo 5. Dentre as finalidades principais previstas na CVRC, em síntese, cabe citar: prestar assistência aos cidadãos malteses nesta área do Nordeste, informar sobre aspectos dos dois países nos campos político, social, jurídico-diplomático, científico, cultural, turístico, econômico-comercial e histórico, proteger os interesses de Malta em sentido amplo, além de representar, oficialmente, o país europeu nesta parte do Brasil. O Consulado está localizado numa das principais áreas de concentração bancária e de negócios do Recife, no Sobrado empresarial. Malta é um conjunto de ilhas ao extremo sul da Itália no coração do Mar Mediterrâneo. Com uma localização privilegiada, projeta-se como um ponto estratégico de entrada de várias empresas brasileiras no mercado europeu pelo ambiente proativo de negócios e pelas vantagens tributárias, além de representar eixo de comércio marítimo e transbordo com todo o Norte da África, com o Oriente Médio e Ásia.

Presidindo a “Sociedade Consular de Pernambuco – SCP”, no biênio 2010 a 2013 e novamente no biênio 2014 a 2017, o Prof. Thales Castro é uma personalidade social, cultural e educacional muito atuante no Nordeste do Brasil e está sempre com novos desafios, ressaltando grandes oportunidades para o continuado fortalecimento da comunidade diplomático-consular em Pernambuco, por meio de sua SCP, em parceria com vários atores estatais e da sociedade civil. Em novembro de 2015, o Presidente da SCP participou de audiência pública na ALEPE (Assembleia Legislativa de Pernambuco) no âmbito da Comissão de Assuntos Internacionais para discutir e apontar políticas públicas estaduais para os imigrantes e refugiados em Pernambuco. O evento foi marcado com a presença de diversas autoridades políticas, judiciárias e consulares, mostrando a importância do tema na agenda consular pernambucana.

A SCP poderá negociar e assinar convênios de cooperação, no âmbito do escopo de seu Estatuto, entre várias instituições brasileiras e estrangeiras bem como convidar colaboradores externos para a boa e fiel prática efetiva de suas ações institucionais. Também a SCP promove palestras e conferências sobre diversos temas relativos às Relações Internacionais, à diplomacia e à prática consular como também tem apoiado, institucionalmente, eventos de cunho econômico-comercial de âmbito nacional e internacional, tais como o I Forum Multilteral de Negócios no Mercosul e participado ativamente do XV Encontro Internacional de Negócios no Nordeste (XV EINNE). O XV EINNE marca importante cooperação o SEBRAE/PE. Nesse contexto de crescente interlocução, a SCP assinou convênio de cooperação, em abril de 2011, com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PE), em especial com sua Comissão de Relações Internacionais (CRI), no intuito de ampliar as possibilidades de interação de assessoria jurídica entre os associados da SCP e a OAB/PE e também outro convênio, em junho de 2012, com a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) para aprofundar as relações entre o Legislativo Estadual e a rede consular. A SCP em seu ativismo realizou visita de cordialidade a vários órgãos e entidades públicas no Brasil e no exterior, valendo citar a visita do Presidente da SCP, Prof. Dr. Thales Castro, que gerou convênio de cooperação com o corpo consular de Rosário, Argentina, em julho de 2012. Com uma vocação internacional expressiva que se destaca no Norte-Nordeste, Recife hospeda uma das mais significativas redes consulares do Brasil, com consulados gerais de países como: EUA, França, Alemanha, Reino Unido, China além de câmaras de comércio e agências de promoção de investimentos internacionais. Em maio de 2016, foi inaugurado, em Recife, um importante escritório da APEX do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que, certamente desenvolverá negócios internacionais para Pernambuco.

A SCP tem cooperação intensa e frutífera com o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), em particular com o ERENE (Escritório de Representação no Nordeste) com sede em Recife, PE.

Matéria: Thiago de Menezes, escritor e jornalista de turismo e consular, membro da ACONBRAS – Associação dos Cônsules no Brasil e AIERJ - Associação de Imprensa do Estado do Rio de Janeiro. Ex - Vice-Cônsul da República do Suriname no Rio de Janeiro. Pertence à “Academia Brasileira de Belas Artes – ABBA” e “Academia Carioca de Letras”. Foram muitos os artistas, no Brasil e no exterior, que se tornaram seus amigos. Registrou no livro de sua autoria, “Uma Vida Só Não Basta”, algumas das personalidades com quem conviveu.

FONTEhttp://tudoqueha.com.br/blogs/thiagomenezes/index.php?controller=post&action=view&id_post=46

Nenhum comentário:

Postar um comentário