quarta-feira, 28 de setembro de 2016

IMIP É HOSPITAL DE REFERÊNCIA PARA APRENDIZADO DE ESTRANGEIROS


Argentina, Chile, Cabo Verde, Costa Rica, Eslováquia, Grécia e Suécia. Estas são apenas alguns dos países representados por acadêmicos e pós-graduandos que estão realizando estágios e cursos no IMIP, com o objetivo de conhecer a excelência da instituição nos campos do Ensino, Pesquisa, Extensão e Assistência. 
 
Os programas de intercâmbio visam integrar os estrangeiros à realidade da medicina praticada no IMIP, gerido com recursos provenientes do Sistema Único de Saúde 100% (SUS).   

Em 2016, até julho, eram dez médicos estrangeiros cursando residência, 13 já passaram pelo estágio do IMIP e, existem mais cinco que chegarão nos próximos dois meses.  
O coordenador das Residências Médicas do IMIP, Eduardo Jorge, explicou como acontece essa interação. “Há muitos anos o IMIP tem esse intercâmbio com médicos fora do Brasil, que vêm realizar seus programas de pós-graduação Lato Sensu, especialmente a residência. Trata-se de um programa específico, que chamamos de complementação especializada para médicos estrangeiros, um tipo de estágio em regime de residência médica, especialmente, com países africanos de língua portuguesa, como Angola e Moçambique, nas áreas de pediatria e obstetrícia”, explicou. 
Há também um convênio entre o Conselho Federal de Medicina e Cabo Verde para que médicos daquele país venham ao Brasil realizar seus programas de residência em instituições consideradas referência em ensino de residência, entre elas, o IMIP. Os cabo-verdianos cursam residências como ortopedia, cirurgia-geral, endoscopia e medicina-fetal. E no programa de Cirurgia Plástica, há uma vaga anual aberta a estrangeiros, que precisam realizar uma prova de proficiência em Língua Portuguesa, aplicada pelas Universidades Federais. “Então hoje, temos médicos da Argentina, Equador e República Dominicana na residência de Cirurgia Plástica”, acrescentou Eduardo Jorge.




FONTE: http://www1.imip.org.br/imip/noticias/imip-e-hospital-de-referencia-para-aprendizado-de-estrangeiros.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário